domingo, 8 de março de 2015

PCdoB de Tucuruí comemora 93 anos convocando a militância e o povo a resistir ao golpismo da direita

Prof. Augusto Magalhães e Jorge Panzera falam à militância do PCdoB

No último sábado, 07 de março, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Tucuruí realizou importante atividade no município em comemoração dos seus 93 anos de fundação. O evento aconteceu a partir das 17 H. no auditório do Sintepp e juntou diversas lideranças filiadas de Tucuruí e Breu Branco, lideranças estudantis, sindicais, comunitárias, representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), além de militantes do Partido dos Trabalhadores, que fizeram questão de ir prestigiar.
Sob o tema “PCdoB Passado e Presente: 93 anos de Lutas pelo Socialismo”, palestraram o professor e historiador Augusto Magalhães e o presidente estadual do partido, Jorge Panzera, que foram apresentados pelo presidente do Comitê Municipal , Roquevan Alves.

O professor Augusto Magalhães fez uma breve exposição do que considerou os fatos mais relevantes da história do PCdoB desde sua fundação em 25 de março de 1922, destacando que a história do partido se confunde com a luta pela democracia no Brasil republicano. Já Panzera, falou sobre a atuação dos comunistas hoje, destacando que a tarefa atual é resistir ao golpe articulado pela direita para impedir o governo democraticamente eleito da presidenta Dilma Rousseff; fazer a defesa da Petrobrás, que vem sofrendo ataques sistemático com o objetivo de enfraquece-la para justificar sua privatização; e lutar por uma reforma política democrática, que proíba o financiamento empresarial de campanha. Panzera destacou ainda a eleição, nessa fase democrática, do primeiro governador comunista da história do Brasil, Flávio Dino, no Maranhão, pondo fim a 50 anos de hegemonia aristocrática e conservadora da família Sarney.

O presidente do Comitê Municipal, Roquevan, lembrou que por trás dos ataques à Petrobrás está o ódio das elites, que não aceitam a distribuição dos royalties do petróleo para o povo através das cotas de 75% para a educação e 25% para a saúde.
Usou da palavra ainda o presidente do PT de Tucuruí, ex-vereador Jones William, que falou sobre os avanços do governo de esquerda nesses treze anos, reconhecendo a grande contribuição dada pelo PCdoB através do Ministério do Esporte e agora no da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O representante do PCdoB de Breu Branco, Waldemir Sousa, fez uma saudação aos comunistas de Tucuruí e aos 93 aos do partido, destacando a importância do evento para a divulgação do PCdoB na Região.
Durante o debate a jovem estudante Daniele Costa incorporou-se às fileiras do PCdoB, assinando a ficha de filiação. Ela disse que concorda com as ideias do partido e vem procurando conhecê-lo cada vez mais. “agora resolvi me filiar”, disse.

Ato Político discutirá novo projeto pra a Tucuruí

Dia 25 de março, data em que o PCdoB completará 93 anos, acontecerá na Câmara Municipal de Tucuruí, às 19 hora, um grande Ato Político que pretende juntar partidos da base aliada da presidenta Dilma e de oposição à atual administração municipal para discutir a crise administrativa do governo Sancler e iniciar um debate em torno de um projeto democrático e popular que seja capaz de tirar Tucuruí da situação em que se encontra.

Mais imagens:
 



Nenhum comentário: