sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Redução da maioridade penal: você é contra ou a favor?

Em meio ao contínuo envolvimento de jovens na criminalidade, vários projetos de lei, foram sugeridos no Congresso Nacional e seguem dividindo opiniões no país. O assunto dividiu inclusive os candidatos, da última disputa presidencial, com Aécio Neves (PSDB) a favor e Dilma Rousseff (PT) contra. O tema é recorrente e volta à mídia cada vez que um crime cometido por adolescentes ganha destaque.
Dados nacionais revelam uma elevação do número de jovens internados por cometerem crimes. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, ligada à presidência da República, Só em 2012, o número de adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas com restrição à liberdade, era de exatos 20.532 indivíduos.
Alguns Juristas e organizações que lidam com a juventude, mostram-se determinantemente contrários a alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aprovado em 1990, que confirmou a maioridade penal de 18 anos. Contudo, punições maiores do que a pena máxima atual, de três anos de internação em instituições de ressocialização são defendidas por outras correntes jurídicas e setores da sociedade civil. Então, ainda não há um consenso sobre a redução da maioridade penal.
E você, o que tem a dizer sobre o assunto? Deixe seu comentário e vote na nossa enquete na coluna ao lado.

Por Marleide Queiroz

5 comentários:

Anônimo disse...

Ah sou contra, pra que investir em presidios se posso investir em escolas né nao ?

Anônimo disse...

A redução da maioridade penal, segundo alguns defensores, não é cláusula pétrea. Mas é sim. E mesmo que se vote 'sim' e a maioria vença; no final, o país verá que não é possível reduzir a idade penal.

Anônimo disse...

Eles dizem crimes hediondos, hediondo foi o que fizeram com a constituição.

priscila disse...

querem colocar malandrinho, que furta margarina, preso com aqueles bandidões... querem acabar com a juventude!!

Anônimo disse...

Com esse governo, vai sofrer jovem, idoso, mulher. ...