sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Visitando Baião

O Rio Tocantins ainda é o principal acesso à cidade de Baião
Há algum tempo me veio a curiosidade de conhecer o município de Baião. Já andei por metade desse imenso Pará, na maioria das vezes cumprindo tarefas políticas a serviço do Partido Comunista do Brasil, porém na Região do Tocantins não conhecia nada mais que Cametá, cidade que visitei de passagem em 2004, e Limoeiro do Ajurú, meu destino final.
De Cametá para Limoeiro fretei uma rabeta e fui apreciando a bela paisagem amazônica sem perder a oportunidade de fotografar com uma câmera rudimentar que mais parecia de brinquedo. Era tecnologia que meu parco salário permitia adquirir na época.
No meio do ano de 2012 peguei pela primeira vez a transcametá e fui parar na comunidade de São Bernardo, no município de Baião. Uma amiga, que era de lá, me levou pra conhecer. Minha pretensão era a de, no dia seguinte, ir até a Sede do município, porém descobri que deveria atravessar o Tocantins numa viagem que duraria umas duas horas, sendo que para chegar até o trapiche mais próximo eu deveria encarar uma aventura, já que a comunidade fica quase isolada. Desisti e esperei uma segunda oportunidade, que veio no final do ano.
Numa próxima postagem vou contar o que vi em Baião. Uma aconchegante cidade às margens do nosso belíssimo Rio Tocantins. Aguarde!

Nenhum comentário: