sexta-feira, 13 de julho de 2012

Tucuruí recebe Fórum de Pesca nos dias 16 e 17

O Fórum Estadual de Pesca, idealizado para o desenvolvimento da pesca e aquicultura na região do Lago de Tucuruí, será realizado nesta segunda (16) e terça-feira (17) com o objetivo de discutir as famosas Áreas de Proteção Ambiental (APAs). Segundo a coordenadora do evento, Mariana Bogéa, "há mais de dez anos a região aguarda que seja elaborado este plano de manejo, pois é Área de Proteção Ambiental", disse.
Na segunda-feira, haverá palestra do engenheiro sanitarista, Paulo Sérgio Altieri dos Santos, diretor de Áreas Protegidas da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), abordando vários temas como o histórico da formação do Lago de Tucuruí, o surgimento da APA no município; o que é esta Área e para que serve; o licenciamento para as APAs e, finalmente, o funcionamento do Conselho Gestor da APA. O Forum terá ainda várias oficinas que se prolongarão pelo dia seguinte, terça-feira, quando o seminário será encerrado com o almoço e a Plenária Final.
Para Mariana Bogéa, este Forum será muito importante para "fazer o saneamento do Lago, definir áreas para a pesca esportiva e colocar tanques redes, o que facilitará o processo de licenciamento". O secretário de Pesca do Estado, Henrique Sawaki, e o adjunto Luiz Sérgio Borges, são duas das muitas autoridades que deverão estar presentes. A promoção do seminário é da Sepaq e da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção. (Agência Pará)

Nenhum comentário: