sábado, 30 de junho de 2012

Terremoto assusta Baião e Mocajuba no Pará

Um abalo sísmico atingiu os municípios de Baião e Mocajuba, no Baixo Tocantins, na manhã desta sexta-feira (29). Há informações de que moradores de Tucuruí também tenham sentido um tremor semelhante.
O terremoto, que aconteceu por volta de 8h50min, e que durou de 5 a 8 segundos, chegou a destruir casas nas vilas do Umarizal e Arequembaua, no município de Baião.
Os moradores contam que o tremor aconteceu após um barulho semelhante a um trovão e na sequência, por segundos, começaram a presenciar objetos balançando ou caindo nas residências. A população começou a sair das casas e prédios como o da Prefeitura foram evacuados por medida de segurança.
Em Mocajuba, o impacto foi sentido em toda a cidade e alguns moradores ficaram alarmados. A tensão no local teve que ser controlada por policiais militares.
Segundo José Ramundo Abreu, coordenador do 2º Distrito de Meteorologia (Disme), o único sismógrafo do Pará está quebrado e por isso o tremor não foi registrado pela Universidade Federal do Pará.
Ainda segundo Abreu,  os sismógrafos de Brasília e São Paulo captaram um tremor de magnitude acima de 4 graus na escala Richter. 
Em entrevista para o repórter JR Avelar, Abreu contou que acredita que o epicentro do abalo tenha sido em países como Colômbia, Chile ou Venezuela, que constantemente apresentam abalos semelhantes, devido a presença de território que apresente placas tectônicas. "Pela minha experiência, acredito que esse caso registrado no Pará, tenha sido apenas um rescaldo de um abalo maior", afirmou.
Fonte: Dário do Pará

Um comentário:

Anônimo disse...

que susto! aqui na Vila de Umarizal ñ se fala em outra coisa!!