quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Estudantes lavam a Sede da prefeitura de Tucuruí em protesto contra o aumento no preço da passagem

A lavagem representou uma limpeza moral na prefeitura de Tucuruí
Água, sabão e muita irreverencia foram os ingredientes usados pelos estudantes para limpar a sujeira feita pelo prefeito Sancler Ferreira e sua base de sustentação na Câmara Municipal, que aprovou um novo aumento no preço da passagem de ônibus em Tucuruí. A nova tarifa, de R$ 2,25, vigora desde o primeiro dia do ano e indignou grande parte da população, causando a reação imediata dos estudantes que nessa manhã se juntaram para lavar, literalmente, a Sede da prefeitura.

A estudantada se concentrou no Posto Cidade Luz de onde saiu em passeata pelas ruas do comércio na manhã de ontem (10/01). A caminhada terminou em frente a Sede da prefeitura onde aconteceu a manifestação. Eles também exigiam a presença do prefeito para explicar o aumento da tarifa, uma vez que o mesmo havia se comprometido com as lideranças do chamado “Movimento Absurdo” em suspender o aumento por 90 dias, até que um estudo detalhado fosse feito para indicar se era necessário ou não o reajuste e, caso sim, qual seria o novo preço da tarifa. Sancler chegou a assinar um documento onde estava expresso o compromisso.
Os manifestantes também leram uma lista com o nome dos sete vereadores que votaram favoráveis ao aumento (Zé Gomes - PPS, Bena Navegantes – PP, Chico Enfermeiro – PP, Dra. Edileuza – PSC, Pastor Antônio – PT, Tabaco – PRP e Titonho – PTB). A cada nome citado seguia-se uma sonora vaia. Eles também apresentaram as novas notas de Real no valor de 2,25 que irão circular na cidade. Nelas estão estampadas as caras do prefeito e dos vereadores.

Estudante exibe cartaz com a charge do "Pinocler"
Além de outras mobilizações, que devem acontecer nos próximos dias, os estudantes pretendem formar um bloco carnavalesco para continuar as manifestações de indignação pelo aumento do preço do transporte coletivo. caracterizado por eles como absurdo. Provavelmente será o Bloco do Pinicler.

5 comentários:

Andryw disse...

isso é uma tremenda falta de respeito desses políticos para com os estudantes e a população em geral.

Andryw disse...

isso é uma falta de respeito desse políticos para com nos estudantes e população em geral que necessita do transporte coletivo para trabalhar ou estudar, esse ano tem Eleição prestem bem atenção em quem se vota.

Anônimo disse...

Muito Válido a iniciativa do professor, parabéns, as notas ficaram ótimas a cara da juventude que luta.

Anônimo disse...

Professor, tenho acessado seu blog e lido seus comentários. Tenho gostado de suas análises políticas e opiniões diversas. Vc consegue não se assemelhar aos editores d folha tucuruí (petistas camuflados). Percebi nessa foto no mínimo três petistas, inclusive o que está segurando o cartaz ofensivo. Aliás, ele está passivele um processo criminal por difamação e injuria, amigo. Mas agora me diga: será esse um movimento reivindicatório ou uma manifestação partidária oportunista?

Guto Magalhães disse...

Acho que é um movimento reivindicatório, justo e surpreendentemente maduro dos estudantes. Não teve nenhum tipo de violência ou quebra quebra, mas muita irreverencia, como no caso do cataz. Não vejo onde possa haver motivos para ações judiciais. aliás, esse seria mais um erro do prefeito. Quando ele entrou para a vida pública, com certeza sabia que passaria por isso. Quanto à oposição, não vamos negar que está rindo do inferno astral que o próprio Sancler criou, né?