domingo, 9 de outubro de 2011

Não dá pra concorrer com Belém

Círio de Nazaré em Tucuruí (Imagem: Folha de Tucuruí)
Hoje aconteceu na capital paraense mais um Círio de Nazaré. Uma das maiores manifestações de fé da humanidade, que reuniu algo em torno de 2 milhões de devotos da santa. Ao mesmo tempo o círio acontecia também em Tucuruí, porém sem grandes destaques. A maioria da população estava mesmo era voltada para o que acontecia em Belém.

É verdade que o círio de Tucuruí reuniu um numero grande de fiéis, porém poderia ter reunido mais caso o evento acontecesse numa data diferente. Muita gente que mora na cidade e nos arredores preferiu ir à capital pra fazer valer sua devoção. Em questão de círio de Nazaré realmente não dá pra concorrer com Belém.

Caso a festa acontecesse em outro momento, como é o caso, por exemplo, do círio de Vigia, além de atrair a visita de milhares de romeiros de cidades vizinhas e outras mais distantes, o círio de Tucuruí poderia se tornar uma referência no Estado, incentivar o turismo e colocar a cidade em evidência. Além do mais, quem mora aqui poderia ter a oportunidade de participar das duas festas, a de Belém e a de Tucuruí e não optar por uma ou outra, como se faz hoje. De qualquer forma, valeu a bela manifestação de fé e cultura do povo paraense que mora por aqui.

16 comentários:

Anônimo disse...

Quem disse que queremos concorrer com Belém? Do ponto-de-vista da fé, as pessoas que estão em Tucuruí vão rezar e acompanhar Nossa Senhora. Para além do turismo e do dinheiro, é uma questão de fé e oração, coisas materiais. E, nem podemos julgar se muitos vão para revenciar N. Mãe Santíssima ou se vão apenas para o laze. Não vi manifestação da população contra quem vai ou por que não se faz em outra data! Se é na mesma data que o Círio de Belém, é uma forma de alcançar o momento festivo de ORAÇÃO do nosso estado, mas jamais de competir. Estamos irmanados na/no mesmo CO-ORAÇÃO.

Anônimo disse...

O destaque da festa do Círio aqui em outro lugar é a Oração. "Onde dois ou mais estiverem reunidos, lá eu estarei"...No dia de devoção a Nossa Senhora em qualquer tempo e lugar, o que importa é a Contrição em Cristo. "Fazei tudo o que Ele vos disser!". Ah...um detalhe importante, as pessoas tem livre poder de escolha entre ir e ficar, mesmo tendo dinheiro ou não para ir. Para ter Círio, não é necessário ter pato, tucupi, maniçoba (olha que eu gosto. nesse ano nem pude comprar, tá tudo caro!Mas, minha família e eu fomos do começo ao fim)... precisa sim, ter Jesus, Nossa Senhora e irmãos que rezam agradecendo ou dizendo simplesmente/intensamente: MÃE, TE AMAMOS! JESUS FICA CONOSCO!
Pelo que eu saiba, ninguém está concorrendo troféus (se não teria sentido o momento religioso que comemoramos) e a devoção é intensa em qualquer lugar e tempo, pois AMAMOS NOSSA SENHORA E A JESUS como nossos irmãos de qualquer lugar do Pará, do Brasil, do Mundo ou de qualquer outra dimensão!

Anônimo disse...

Ora Bolas,se não falou de Steves Jobs e nem de Justin Bieber, porque tem que falar do círio,pois todo mundo já falou? Santa paciência.

Anônimo disse...

Professor, concordo com você. A direção da festa deveria repensar essa data.

Anônimo disse...

O Círio de Tucuruí não tem como interesse competir com o Círio de Belém, para quem não conhece um pouco da história do município é o seguinte: o Círio aqui sempre aconteceu no mesmo dia em que o Círio de Belém acontece, isso se chama tradição e não competição!
Antes de tecermos certos comentários sobre algo, alguém ou um povo, vamos procurar primeiramente nos informar!

Anônimo disse...

Professor me diga, somente os professores podem participar da festa com a Lucinha Bastos? sou fã da cantora mas não sou professor, gostaria de saber se será aberto ao público.

Prof. Augusto Magalhães disse...

Meu caro anônimo,

Esteja aberto às mudanças, principalmente quando elas acontecem para melhor. Deixe de lado o dogmatismo e o conservadorismo baldado. É claro que os tucuruienses não querem competir com Belém, mas analisando objetivamente a realidade, o fato é que compete.
A igreja católica fez uma belíssima festa para Nossa Senhora de Nazaré em Tucuruí, mas tudo ficou só aqui, para o nosso consumo. A imprensa paraense, por exemplo, não vai deixar de noticiar o círio de Belém para dar destaque ao de Tucuruí. E se der alguma notícia vai ser no rodapé de uma página secundária. Você pode achar que isso é besteira, mas é muito importante.
Uma data diferente poderia potencializar o círio daqui, trazer mais romeiros, multiplicar essa belíssima festa cultural do nosso povo. Sei que você é bem informado e deve conhecer a cidade melhor que eu, mas sobre o círio vou te passar agora uma informação importante. O próprio círio de Belém já mudou inúmeras vezes de data. O primeiro aconteceu num dia 8 de setembro e no início não havia nem data fixa, podendo ocorrer em setembro, outubro ou novembro. No inicio também ocorria pela parte da tarde e só 61 anos depois passou a acontecer pela manhã.
Todas essas mudanças foram feitas para melhorar a festa religiosa dos paraenses, portanto, mudar datas, horários e outras coisinhas miúdas não vai quebrar a tradição do círio, muito pelo contrário, podem potencializa-lo.

Prof. Augusto Magalhães disse...

A festa é só para professores sim e cada um recebe dois convites. Você vai ter que encontrar alguém que tope te levar. Boa sorte!

Anônimo disse...

Caro professor, se você indica que Tucuruí deveria mudar a data do círio para ser manchete no estado ou no Brasil, não é o que vemos nos demais lugares que fazem em datas diferentes, No máximo, uma chamadinha de 30 segundos na tv ou pouquíssimas linhas nos jornais. É óbvio que cidades do interior e capital tem relevância diferente na mídia, dependendo do assunto. Além do que, quem vai competir com a tradição do Círio de Belém, que é único por toda a mobilização existente sobre ele no que diz respeito à estrutura. Isso não é dogmatismo de dizer não vou mudar, não vou mudar! Mas da forma antipática como vc coloca parece que esse é um erro gritante e nos impede até de ver com outros olhos que de repente, mais pessoas poderiam homenagear Nossa Senhora e a Cristo com a devoção e orações, Tucuruí numa data diferente. Às vezes, o jeito como a gente fala não empolga. Gosto de ler o que vc escreve, mas nessa manchete, fiquei um pouco aborrecida. Desculpe-me!

Prof. Augusto Magalhães disse...

Então deixa como tá. Deus sabe o que faz.

Cláudio Alfonso disse...

Saberia se Ele existisse como é apenas um mero mito religioso tal qual essa dita santa. Mas o que vale mesmo (como sempre) é a festa, e o encontro das famílias nesse período. Abraços.

Anônimo disse...

Qualquer mudança sempre implica alguma resistência, do ponto de vista religioso, como católica que sou e tenho o hábito de acompanhar o Círio, acredito que não mudaria em nada a fé das pessoas, pelo contrário, a mudança para uma data diferente do Círio de Belém seria mesmo uma oportunidade a mais para para festejar e homenagear Nossa Senhora, quanto aos demais aspectos (comerciais,turísticos e de oportunidades de renda)também concordo com o Professor principalmente nas atuais circunstâncias em que Tucuruí precisa mesmo de toda e qualquer oportuinidade pra movimentar de maneira positiva sua economia, uma ajudinha Dela é muito bem vinda.

Anônimo disse...

Para o claudio Afonso e vc prof. Augusto Magalhães, pois a opinião do Claudio é a mesma da sua por não acreditar em Deus,se os dois estão com sopro de vida é porque Deus fez vcs,,,Não sou católico , e essa discurção sobre imagem é tão incabível,,,Louvem apenas a Deus,,,e somente Ele te salvará,,ou vcs vierão de descendencia dos macacos...

Cláudio Alfonso disse...

Prezado anônimo 18:17
Quem me fez foram meus queridos pais, não fui fruto de algum mito religioso. É um traço marcante da ignorância religioso atribuir-nos a ancestralidade do macaco convém esclarecer, somos ambos (homens e primatas) frutos de um ancestral em comum tanto prova os incontáveis fósseis, bem como o DNA. De nada me server essa tal de bíblia

Anônimo disse...

Claudio Afonso,,,mil perdões por sua ignorancia , acestral dos fosseis,,nos veremos quando Deus retornar,,e que Ele tenha piedade de vc....Não vou discutir e te impor minha Fé no meu Deus maravilhoso,,vc sabe que está errado,,,mais sua ignorancia te faz assim um ser acestral dos macacos...rsssss

Cláudio Alfonso disse...

Esperemos esse tal retornar mas esperemos sentados pois de pé cansa.