sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Eleições 2012: prazo para filiações termina hoje

Termina nesta sexta-feira (7) o prazo de filiações para os interessados em disputar as eleições de 2012. A data antecede exatamente em um ano a realização do primeiro turno do pleito, marcado para o dia 7 de outubro de 2012. O segundo turno, se for necessário, ocorrerá no dia 28 do mesmo mês.

No ano que vem, serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5.500 municípios. Apenas por intermédio de um partido político — registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) — o cidadão pode requerer o registro de sua candidatura. Em caso de fusão ou incorporação de legendas após o prazo estipulado, que termina nesta sexta, será considerada a data de filiação ao partido de origem.

Os candidatos aos cargos em disputa deverão ser escolhidos pelas legendas nas convenções partidárias, que se realizam entre os dias 10 e 30 de junho de 2012. Os registros de candidatura poderão ser solicitados à Justiça Eleitoral até o dia 5 de julho, pelos partidos, e até o dia 10 de julho pelos próprios candidatos — caso a sigla não o faça.
Também termina nesta sexta o prazo para que os futuros candidatos transfiram seu domicílio eleitoral para o município no qual têm a intenção de concorrer. Essa é outra exigência fixada pela legislação eleitoral brasileira. O prazo vale apenas para quem quer ser candidato. Os eleitores têm até o dia 9 de maio de 2012 para solicitar a transferência de seu título de eleitor para o novo município.

Informações do R7

Nenhum comentário: