sexta-feira, 1 de julho de 2011

JEP's começam em Curionópolis

A programação teve direito até à tocha Olímpica
Cerca de 6.500 alunos da rede estadual e municipal disputaram os troféus e medalhas das seis etapas regionais dos 53° Jogos Estudantis Paraenses, evento organizado pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a maioria das prefeituras das cidades-sedes que receberam o evento esportivo.
Na noite do último dia 29 foi a vez do município de Curionópolis, no sudeste paraense. Lá, cerca de 1.500 atletas de dezenas escolas municipais participaram da solenidade de abertura que contou com a presença do secretário-adjunto de logística, José Croelhas e do prefeito Wenderson Chamon, além do diretor da 4ª Unidade Regional de Educação, Paulo Souza.
A maratona das etapas regionais iniciou em maio por Ourilândia do Norte, passando por Tailândia, Santarém, Breves, Castanhal, chegando à cidade de Curionópolis. Castanhal, no nordeste do Estado, reuniu o maior número de municípios, 22. Na programação de ontem, ocorrida no estádio Wilson Fonseca, desfilaram estudantes de Jacundá, Parauapebas, Eldorado dos Carajás, Bom Jesus do Tocantins, Tucuruí, Curionópolis, Breu Branco, Rondon do Pará, Goianésia, Marabá e a cidade anfitriã de Curionópolis. As partidas começaram na manhã de hoje.
Em média, são seis dias de atividades esportivas durante as etapas regionais. Crianças e adolescentes disputam partidas de voleibol, futebol de salão, handebol, basquetebol, além de modalidades individuais como tênis de mesa e xadrez.
Super-Jep's
Terminadas as seletivas por região, chega a vez dos alunos de todo estado se encontrarem em Belém em dois momentos no Super-JEP's 2011: de 8 a 13 de agosto (categoria A – infantil) e de 7 a 11 de novembro (categoria B - infanto-juvenil). As equipes vencedoras estarão automaticamente credenciadas a disputar as Olimpíadas Escolares Brasileiras. A cidade de João Pessoa (PB) sediará nacionalmente a edição na categoria A (para atletas entre 12 e 14 anos). Em setembro, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estará anunciando a cidade-sede das competições na categoria B (idade entre 15 e 17 anos).
Para Glória Guerreiro, coordenadora do NEL, a programação dos JEP's, que em breve deve receber a nova denominação de Olimpíadas Escolares Paraenses, foi resgatada pelo atual governo. “A confiança no esforço no governo estadual por parte de prefeituras, alunos, garantiu pontos favoráveis aos Jogos. Em Castanhal, por exemplo, 22 cidades participaram da etapa do nordeste do estado”, disse. Ela destacou ainda o trabalho com os professores que atuam como árbitros, além dos técnicos que ajudam a organizar as seletivas.
Fonte: Sérgio Chene - Ascom Seduc

Nenhum comentário: