domingo, 10 de abril de 2011

Café com Literatura apresentou Vinícius de Moraes na Escola Ribeiro de Souza

Estudante recita poema de Vinícius
Aconteceu ontem no auditório da Escola Ribeiro de Souza mais uma edição do projeto “Café com Literatura”, desenvolvido pela professora Valéria Ferreira. Nessa quarta edição foi homenageado o poeta Carioca Vinícius de Moraes, que também é um grande nome da Bossa Nova.
Valéria dividiu a tarefa de apresentar Vinícius com o Prof. Eduardo, de História, e teve a participação ainda do Prof. Gleberson na técnica. Muitos recursos interessantes foram utilizados, como Slides, teatro e música, é claro. A sensação foi a linda composição do autor, Garota de Ipanema, que figura entre as músicas mais gravadas do mundo nos mais diversos idiomas.

Apresentação teatral lembrou a canção Garota de Ipanema

Leia agora uma entrevista sobre o assunto com a professora Valéria:

Profª. Valéria Ferreira
Qual o objetivo do projeto Café com Literatura?
O Projeto Café com Literatura visa promover encontros bimestrais entre os alunos da  Escola Ribeiro de Souza e grandes nomes da Literatura, num primeiro momento, brasileira e, posteriormente, mundial. Com isso, pretende-se que os alunos aproximem-se mais dos livros, pois todos eles sabem ler, mas, infelizmente, pouquíssimos são leitores. E nós sabemos que para você escrever e falar bem primeiro você tem que ler e ler muuuuuito!!!

O projeto já está na quarta edição?
Sim, o primeiro Café abordou Mário Quintana, ainda no primeiro semestre de 2010. Foi apresentado por mim e por Viviane Dantas, que até então era mestranda da UFPA.  Tivemos o momento teatral que foi protagonizado pela aluna Edlaine, recitando e interpretando "Bilhete". O segundo foi com Nelson Rodrigues e, foi apresentado apenas por mim, mas acho que fiz um bom trabalho, a cena de teatro foi referente à peça “Vestido de noiva". Dessa vez Edlaine foi Madame Clessi, Adriele foi Alaíde e Paulo foi Pedro, essa foi boa, né?

O terceiro homenageou um poeta Paraense, né? Como foi?
Isso. o terceiro Café foi protagonizado por José Roberto Freire, filho do maravilhoso e genial paraense Dalcídio Jurandir. Os alunos já conheciam o projeto e passaram a gostar mais ainda. Ver, conversar e estar perto do filho de um autor foi muito bom para eles, que se sentiram emocionados e importantes. Como consequência disso compareceram em massa ao quarto Café, que foi o que você participou hoje (09/04/2011), quando homenageamos Vinícios de Moraes.

Qual o resultado desse trabalho?
Eles passaram a ler mais, estão gostando e participando mais das minhas aulas, além do que  as notas de Redação melhoraram bastante.

Clique aqui para escutar agora a versão em inglês de Gartota de Ipanema (The girl From Ipanema).


Garota de Ipanema 

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Seu doce balanço, a caminho do mar


Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar


Ah, porque estou tão sozinho
Ah, porque tudo é tão triste
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha


Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor [Bis]
 

Assista o video:


Um comentário:

Cafe iMusica disse...

hummm... café amooo rsrsrs Guto sabe ki acredito ki esses tipos de trab são bem mais produtivos ki provas! rsrsrs mega abraço saudadesss