quinta-feira, 24 de março de 2011

Melhorar o transporte coletivo pode aliviar o trânsito no centro da cidade

Apenas uma empresa faz o transporte coletivo em Tucuruí
Talvez parte da solução para o caos que vive hoje o trânsito no centro da cidade esteja em melhorar o transporte urbano, diversificando as linhas de ônibus, fazendo, dessa forma, com que chegue a todos os bairros. Um grande entrave para se colocar essa ideia em prática é, sem dúvida, o monopólio da Viação Tucuruí. A prefeitura deveria começar a pensar em abrir licitação para concorrência e até permitir a circulação de vans, medida que tem sido adotada como solução em grandes e médios centros urbanos.
A diversificação do transporte e uma correta distribuição entre os bairros pode levar grande parte da população a deixar o carro na garagem, afinal ainda existem em Tucuruí localidades onde para se chegar a um ponto de ônibus os moradores têm que caminhar cerca de 1 Km. Quem mora no bairro Carajás, por exemplo, só pega ônibus se caminhar para o Jardim Paraiso ou para o Getat. No Palmares a situação é ainda pior, pois nem carro pequeno consegue circular pela maioria das ruas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Outra opção além do transporte em vans, seria o táxi lotação, também amenizaria bastante a situação de pessoas não atendidas devidamente pelas linhas de ônibus, agora tanto uma opção quanto á outra, incluindo também a de abrir licitação para uma nova empresa de ônibus é arranjar uma muito briga feia, enquanto isso só quem perde é a população.