domingo, 20 de fevereiro de 2011

PT de Tucuruí comemora 31 anos de fundação


Lideranças dirigem a mesa nos 31 anos do PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) completou no último dia 10 de fevereiro 31 anos de fundação e quem achou que a data iria passar em branco no município de Tucuruí teve uma grata surpresa: hoje a agremiação reuniu seus filiados, amigos e simpatizantes no Náutico Clube Vieira para uma rica discussão sobre os rumos do PT no município.
Compareceram grandes estrelas da constelação local como os vereadores Jones William, que também é presidente do diretório municipal, Pastor Antônio e Tom Bonfim, além de outros dirigentes, sindicalistas, professores e também representantes de partidos aliados, como o PCdoB, PSB e PMDB.
Uma mesa bem representativa foi organizada para dirigir os trabalhos, com a presença de todas as tendências que compõem o PT no município e que, segundo a militância, fazem a dinâmica e marcam a diferença do partido nessas três décadas de existência. São quatro as tendências que compõem o partido em Tucuruí: Democracia Socialista (DS), PT pra Valer, Ação Socialista e a Unidade na Luta.
A pauta do encontro contou, pela manhã, com uma exposição sobre o histórico do partido, apresentado pelo Gil; um balanço da atuação parlamentar na Câmara dos Vereadores, apresentado pelo Ver. Tom Bonfim; e um rico debate, na parte da tarde, sobre as estratégias do partido para 2012.
Sobre esses e outros assuntos fiz uma entrevista com o presidente do partido em Tucuruí, Ver. Jones William, que trago pra vocês com exclusividade:


Jones - Pres. do PT
Vereador, qual a importância de um partido como o PT estar fazendo 31 anos?

O partido vem ao longo desses 31 anos acumulando conhecimento e aprofundado sua experiência democrática, abrindo espaço e criando a discussão, não é como os outros que fazem um debate de gabinete. “O partido tem suas lideranças que discutem e fazem um debate inicial, mas logo em seguida repassamos tudo para os filiados que, em votação democrática, decidem qual o caminho que o partido deve seguir.

O PT tem progredido em Tucuruí?

O partido avançou e muito em Tucuruí ao longo desses 31 anos. Nós começamos com o seu Expedito que foi candidato a prefeito muitos anos atrás e acabamos na eleição de 2008 com o companheiro Joilson obtendo 17 mil votos e ficando em segundo lugar na disputa pela prefeitura. Além do mais conquistamos a maior bancada na Câmara de vereadores que faz oposição ao atual prefeito.

O que o partido está preparando para 2012?

A estratégia para 2012 ficou prejudicada a partir do momento em que o Joilson pediu desfiliação e nos forçou a antecipar essa discussão que fazemos hoje e que é justamente para debatermos a provável aliança que teremos para o próximo pleito, ver quais os nomes que o partido pode apresentar e seus potenciais, pois lá na frente o PT vai ter que se posicionar.

O PT terá obrigatoriamente candidato próprio em 2012?

Se chegarmos a um nome que tenha condições de se eleger prefeito e se tivermos um arco de aliança forte, perfeito! Se isso não acontecer e o nome do candidato do PT não decolar, como se costuma falar no meio político, então a gente vai ter que ter outra estratégia que é  buscar parceiros em outros partidos, candidatos com maior potencial para o PT estar apoiando, mas, de primeira mão, o PT tem sim interesse de lançar candidato a prefeito em Tucuruí.

Quais os nomes mais fortes que o PT teria hoje para apresentar?

Na verdade, pela nossa prática democrática, a gente sempre abre um espaço para inscrição, mas hoje, os nomes que são comentados na cidade são os dos vereadores Tom e Pastor Antônio, o do Alfredo da Alfa Serviços e o meu nome, que também está colocado para pré-candidato a prefeito pelo PT.

Outras lideranças comentam os 31 anos do partido

Vereador Pr. Antônio

Nós filiados do Partido dos Trabalhadores estamos felizes por que comemoramos aqui nesse ato as conquistas de um partido de muitas lutas, que surge nas bases da população mais carente e encorpado pelos trabalhadores do nosso Brasil.
Esses trabalhadores idealizaram a formação do PT, um partido que conseguiu, através de muita luta, chegar à presidência da República, tendo lá a figura macro do nosso presidente Lula, que mostrou pro Brasil como se pode mudar a História.
Então nos honra fazer parte de um partido que é a cara do Brasil, a cara do povo brasileiro e que, com certeza, está no caminho certo para levar ao povo políticas públicas que tragam benefícios à nossa sociedade.

Vereador Tom Bonfim

A importância dessa data é simbólica para o Partido dos Trabalhadores, que atingiu a maioridade não só na contagem a partir de sua fundação, mas também na intervenção que faz na sociedade. A data é comemorativa, é o momento de a gente reunir, fazer o dever de casa a partir da auto-avaliação, da auto-sugestão e da auto-reflexão, tirando disso proveito futuro. Acho que a história do partido se confunde com a história de muitos dos filiados e do povo brasileiro como um todo.
O Partido dos Trabalhadores está no comando do governo central do país indo completar doze anos, se assim for da vontade de Deus, e isso demonstra a maturidade. Isso acaba se irradiando para os estados e municípios. Antes da eleição de Lula, por exemplo, tínhamos apenas 96 filiados em Tucuruí, hoje passamos da marca dos mil.


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns para o PT, que busca alcançar uma identidade política de base e social.