sábado, 15 de janeiro de 2011

É o tempo dela


A chuva surpreendeu nessa madrugada. O volume de água no Rio Tocantins já está visivelmente alterado e em breve o lago estará no seu limite, obrigando a Eletronorte a abrir as comportas da usina. É quando começa a agonia daqueles que moram às margens do Rio. Leia notícia que “catei” do sítio Terra Notícias:

Chuva adiantada no Norte

Segundo a Climatempo, um grande volume de chuva também tem sido registrado no norte do País, chegando a 50 milímetros de chuva em poucas horas. A época mais chuvosa do ano na região Norte costuma ser em fevereiro e março.
Em Tucuruí, no nordeste do Pará, foi registrado 96 milímetros de chuva da madrugada deste sábado até às 9h da manhã, pelo horário de Brasília - 70 milímetros ocorreram em apenas 2 horas.
A cidade, porém, não sofreu estragos por ser uma área urbanizada pequena. A maior parte da água caiu sobre a mata e o lago da represa de Tucuruí, segundo a Climatempo.

Duas pequenas observações:

1- Tucuruí fica no sudeste do Estado. Eles não são muito bons de geografia, mas vamos perdoar pois valeu a notícia.

2- A foto que ilustra a postagem foi um lindo flagrante que fiz há dois anos quando trabalhava  na escola Dulcimar Brito. Um verdadeiro presente da mãe natureza. Nada como ter uma câmera na hora certa. Clique na imagem para ampliar.

Nenhum comentário: