sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Navegando na insegurança

O ponto de internet do Navega Pará instalado na praça do Rotary me parece inútil. Quem em sã consciência vai com seu notbook sentar num banco daquela praça para acessar a rede? Durante o dia o calor é insuportável, pois a praça não possui árvores e sim arbustos (sobre esse assunto leia  "A cidade ferve"). E se não existem árvores para nos proteger do sol, o que dirá da polícia pra nos livrar dos ladrões? O posto da Polícia Militar que existia no local evaporou faz tempo. Será que a violência em nossa cidade atingiu percentuais mínimos e por isso a presença da polícia já não é mais necessária? Se fosse só isso tudo bem, acontece que a conexão é lenta que dá tédio esperar carregar uma página. Na verdade acho que quem mais se beneficiou foram os comerciantes da redondeza, pois aquela é uma área comercial e não residencial. Legal!!! internet de graça na empresa. Outro ponto do navega Pará encontra-se na praça do bairro Jardim Paraíso, mas esse eu não posso dizer que é lento, pois não funciona. O programa do Governo do Estado é bem intencionado. Pretende oportunizar sinal de internet gratuito para a população, favorecendo assim a inclusão digital, porém acho que a estratégia de disponibilizá-los nas praças públicas fica inviável diante da insegurança em que vivemos. Melhor seria ampliar o navega Pará para as escolas municipais onde teoricamente existe mais segurança. Vamos deixar a internet nas praças somente para aquelas cidadezinhas do interior onde a malevolência da gatunagem ainda não chegou. Tirando esse pequeno deslize, devo dizer que nas escolas estaduais o Navega Pará é nota dez e tem cumprido seu objetivo. A conexão é de boa qualidade e tem atendido bem as necessidades das escolas.

2 comentários:

Leonardo S. R. disse...

O que deveria acontecer é a ampliação do programa para atender as escolas (estaduais e municipais), e utiliza-las como ponto de distribuição de internet para as areas em torno destas escolas.

Prof. Augusto Magalhães disse...

Com certeza. Essa é uma boa idéia, mas acho que deve esbarrar oposição das grandes operadoras de de internet, como a velox e agora as operadoras de celular 3G.