sábado, 27 de junho de 2009

Rui Barbosa elege nova direção

A escola Rui Barbosa saiu na frente no processo de escolha da direção. Foi a única em Tucuruí a cumprir a data estabelecida junto à Unidade Regional de Ensino (URE), dia 24 de junho, graças ao empenho da comissão eleitoral e da comunidade escolar. A nova diretoria será composta pelos membros da chapa 1 (Rui Barbosa com responsabilidade social), que obteve 82,77 % dos votos e é composta pelos professores Dália Ugulino (foto ao lado), para o cargo de diretora, e José Tomé e Francisca Almeida como vices. O total de votos ficou em 511, sendo que a chapa 1 obteve 423; branco, 67; e nulos, 21.
As escolas Ribeiro de Sousa, Simão Jacinto e Ana Pontes adiaram o processo para o dia 30. Veja a seguir uma entrevista com a professora Dália Ugulino.

Professora, qual a importância dessa eleição para a escola?
Essa eleição possui uma importância ímpar para a escola. Sabemos que a maioria dos estados brasileiros, ainda, não adotaram a Gestão Democrática nas escolas da rede pública e esse acontecimento inédito na história da educação no Pará precisa ser visto como uma conquista de extrema importância para toda a comunidade. As eleições diretas para gestores propiciam a oportunidade de estarmos escolhendo os profissionais que queremos e acreditamos ter condições e requisitos para gerir a escola junto com o conselho escolar e a comunidade.

Sabemos que a escola pública sofre com problemas crônicos, como falta de estrutura e recursos humanos e que o diretor sozinho não resolve tudo. De que forma você pretende encarar esse desafio?
Trabalhando em equipe com todos que compõem a escola, inclusive a comunidade, e buscando parceria junto aqueles que possam, de uma forma ou de outra, contribuir para a melhoria da instituição.

Você acha que sua experiência como coordenadora de área na SEMED vai lhe ajudar nessa nova empreitada?
Com certeza, mas também aposto na minha experiência de 22 anos como educadora. Quero acrescentar que já atuei como vice-diretora da EMEF Grão-Pará. Experiência essa que me enriqueceu muito como profissional. Tudo isso somado à vontade que tenho de contribuir com a escola acredito sinceramente que vai dar certo.

O que professores e alunos podem esperar de você como diretora?
Respeito, compromisso, seriedade, profissionalismo e espírito de equipe, pois acredito que qualquer profissional que queira estar à frente de um cargo de gestão precisa atentar para esses pré-requisitos.

Nenhum comentário: