sexta-feira, 1 de maio de 2009

Potencial turístico inexplorado

Tucuruí aproveita mal o seu potencial turístico. Na verdade, acho que não aproveita nada. A região é belíssima e possui alguns atrativos interessantes, dentre eles uma das maiores hidrelétricas do mundo com um belíssimo vertedouro de águas. Um verdadeiro espetáculo proporcionado pela engenharia.

Recentemente vi uma reportagem num telejornal que mostrava turistas de todo o Brasil visitando a hidrelétrica de Barra Bonita (Foto abaixo) onde a maior atração era um passeio de barco pelo rio Tietê e o ápice a entrada na eclusa para a navegação no lago.

Ta certo que ainda não temos a eclusa, mas temos o lago e o belíssimo rio Tocantins, um dos mais famosos da Amazônia. Cadê o barco? Tendo oferta do serviço de passeio teremos os turistas, tendo os turistas teremos mais emprego e dinheiro circulando na cidade.

As ilhas do lago são outra atração a parte, porém geralmente são propriedades particulares e restritas. Não existe um grande empreendimento turístico, seja estatal ou privado, capaz de explorá-las. O resultado disso é que Tucuruí, embora com um grande potencial na área, encontra-se fora da lista dos destinos turísticos do Pará.

É por isso que ouço muita gente falar: “Deus me livre de um feriadão em Tucuruí”. Ta na hora de mudar essa situação e pra isso é necessário, principalmente, o empenho do poder público local.


Nenhum comentário: